De hino do rap a HQ sobre meninos de rua, veja o que rolou em agosto na periferia
O que seria da periferia sem o boca a boca, sem a tiazinha indicando o filho dela para uma vaga de emprego, sem a minha mãe falando para todo mundo que agora eu tenho um blog na Folha. É meu amigo, ser de quebrada tem suas vantagens.
Inspirado nisso que criei o “Pega a Visão”, que a partir de hoje vai indicar eventos, artistas, movimentos sociais, músicas, livros e o que mais “der na telha” que foram lançados durante o mês ou que vão ser, isso sempre na última sexta-feira do mês, uma espécie de curadoria de quebrada, entendeu? Então, você que está lendo esse texto e quer indicar algum sobrinho, primo, irmão que acha que está fazendo um bom trabalho na quebrada, manda um e-mail para sonsdaperifa@gmail.com, analisaremos com carinho seu e-mail e se for mesmo relevante divulgaremos ele nessa lista no fim do mês.
No Pega a Visão de hoje vamos com regravação de um dos hinos do rap nacional, passando por miniaturas de casinhas de quebrada até chegar em uma HQ sobre crianças de rua.
Para ouvir
Voz Ativa 2020, Dexter part. Djonga e Coruja BC1
No último dia 21 de agosto, Dexter simplesmente parou a internet dos rappers com a regravação de Voz Ativa, música originalmente lançada pelo Racionais MC’s em 1992. 28 anos depois a música ainda faz sentido na nossa sociedade, denunciando o sistema racista e preconceituoso da mesma forma como quando foi lançada nos anos 90.
Podcast Cama, Mesa e Trampo
Juntos a 13 anos, o rapper Rashid e a empresária Dani, falam sobre relacionamentos e trabalho de uma forma bem descontraída no podcast Cama, Mesa e Trampo, tudo isso gravado “em goma”. Além dos perrengues discutidos pelo casal, eles ainda dão dicas de séries e filmes para ver a dois. Ainda no seu segundo episódio você pode acompanhar novos episódios todas às quartas no seu player de podcast favorito.
Para seguir
“Eu sou fotógrafo e as memórias da quebrada ficam no meu imaginário”, diz Nenê, 26, e idealizador do “Quebradinha”. São miniaturas de casas periféricas feitas com materiais reciclados que carregam em seus detalhes, histórias e sentimentos muito comuns de quebrada. Vale a pena seguir.
Para assistir
Live de 15 nos do Pagode da 27
Neste domingo, 30, às 16h30 no seu canal de youtube, o samba mais querido do extremo sul da capital de São Paulo, Pagode da 27, vai fazer sua live de aniversário de 15 anos. Todos esperavam uma festa grandiosa, aquela aglomeração de respeito, mas a pandemia está aí e segundo Jefferson, um dos integrantes do grupo, “quem sabe quando tudo isso passar”. A live vai contar com artistas da região como Kimani Poeta, Fábio Ferreira Violino, Afeto na lata e o grupo Identidade Oculta.
Curta em Casa
Dez curtas-metragens dirigidos e produzidos por cineastas da quebrada de São Paulo foram exibidos no festival “Curta em Casa” e agora estão disponíveis no canal do youtube do Instituto Criar. No festival foram exibidos cerca de 10 curtas incluindo os médias-metragens “Vaga Carne”, dirigido pela atriz Grace Passô ao lado de Ricardo Alves Jr,. e “Sete Anos Em Maio”, do diretor Affonso Uchôa, o qual foi selecionado para quase 40 festivais pelo mundo e ganhador de 13 prêmios. No perfil do youtube do Instituto você vai encontra diversos outros curtas feitos pela galera da perifa em meio a pandemia.
Para ler
Crianças Selvagens
Três crianças que por conta de desamores acabam indo morar na rua, e encontram afeto uns nos outros. Este é o enredo da HQ “Crianças Selvagens” do autor e ilustrador Gabú Brito que saiu pelo selo Narrativas Periféricas. Gabú conta que trabalhando no centro da cidade ele observava muitas crianças morando nas ruas, e durante o processo de criação elas foram moldando as histórias e até as características dos personagens. Essa narrativa periférica pode ser encontrada no site da Amazon ou da editora Mino.