De revista sobre hip hop feita por mulheres pretas a feira literária, veja o que rolou em novembro na periferia

“Aqui é trabalho meu filho”, não, aqui é quebrada parceiro, aqui todo dia é dia de preto. E mais uma novembro em nossas vidas está se passando e o Pega a Visão está aqui para te relembrar o que de melhor aconteceu, porque as coisas ruins já tem “perréco” demais para falar.

Lembrando que se você quer ver seu trampo aqui, é só mandar um email para sonsdaperifa@gmail.com. Vamos analisar com carinho e, se for mesmo relevante, divulgaremos nesta lista no fim do mês.

Para Seguir

Brasa Magazine

Uma revista digital sobre hip hip criada por 26 pretos? Óbvio que vamos seguir. A Brasa Magazine é uma revista digital composta por 25 mulheres pretas e um homem negro, todos eles espalhadas por todo o Brasil, atuantes na cena rap e especialistas no assunto.

“Nascemos como Brasa Mag a partir de uma história esculpida por fogo. Enxergamos seu poder como um espelho – e é preciso coragem para olhar para uma chama e sentir o calor dela olhar de volta”, diz o manifesto da revista

A meta das mina é dar voz e naturalizar a diversidade cultural dentro do universo do hip hop.

Como seguir? É só procurar por brasamag no instagram ou twitter e dar aquela curtida.

Para acompanhar

FLICT e FLINO

Sarau Elo da Corrente na FLINO em 2019 (Foto: Divulgação)

Entre hoje (27/11) e o próximo sábado (5/12), vai rolar a FLICT, Festa Literária de Cidade Tiradentes (no Extremo Leste de São Paulo); e a FLINO – Festa Literária Noroeste, que articula distritos dessa região. As 2 iniciativas promovem 7 dias de programação online totalmente gratuita, destacando a cena cultural da quebrada e trazendo debates importantes sobre temas que atravessam o cotidiano de quem vive na perifa. Veja alguns destaques:

No sábado (28/11), vai rolar o sarau realizado por professores e estudantes de escolas públicas às 19h. O slam Letra Preta, promovido pelo coletivo Força Ativa será às 20h. No último dia (domingo, 29/11), às 10h, rola um encontro com o escritor Marcelino Freire. A programação termina às 21h, com a apresentação do grupo As Três Marias o Sol e a Lua.

Para assistir e conferir a programação completa, acesse o facebook e o instagram da FLICT e da FLINO.

Para ouvir

Marabu – Fundamento

Cria do Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, Matheus Santos, vulgo Marabu, lançou no ultimo dia 20 de novembro o álbum Fundamento. Ele vem com tanta referencia ancestral, do movimento rap, da cena funk e da quebrada que não daria para listar em apenas um texto, precisaria de uma matéria bem maior. Então parceiro, apenas ouça.

ViniGram – Nosso Lance

Filho do cantor Netinho de Paula, ViniGram lança nesta sexta-feira (27) no estilo samba rock, a canção “Nosso Lance”. O single faz parte do EP de estreia em carreira solo, intitulado “Representando o meu sonho na face da terra”. “A gente foi muito feliz nessa música, porque é um balanço gostoso de ouvir, é muito alto astral e a história dela é isso mesmo”, comenta o cantor.

Essa é a terceira faixa apresentada lançada por ele, que já lançou “Fico te esperando” e “Não Desliga”. O EP completo está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Fl!ck part. Jovem Obama e Yquee – 2XX2 

Com uma intro trazendo a narração de Galvão Bueno, durante a final da Copa do Mundo de 2002 entre Brasil (2) e Alemanha (0), que o MC da Zona Sul de São Paulo Fl!ck, em parceria com Jovem Obama e Yque, solta a track “2XX2”. Com beat produzido por Fl!ck, o conceito para a produção musical de “2XX2”, que ficou por conta de Mano Judão do selo SSGANG, não poderia ser outro: trap gangsta Zona Laus ou OG Laus, como os MC’s da quebrada paulista costumam chamar.

Tiago Simas – Pega Visão

Tiago Simas lançou o terceiro single, “Pega Visão”. Baiano que hoje mora em São Paulo, retornou à Bahia para gravar a essa faixa. A produção ficou por conta de Jean Michell e do beatmaker Rafajah. O clipe teve roteiro e direção de Bruno Souri, produção de Italo Antonio. Foi gravado em um dos bairros boêmios da cidade, Rio Vermelho, a história do clipe fala sobre o cotidiano sofrido de um vendedor ambulante e artista que independente das dificuldades e preconceito leva a vida com alto astral e persistência.