Criada por mulheres negras, festa Bekoo das Pretas é tema de série

Alerta de gatilho: imagina uma festa lotada, todos na mesma vibe dançando, sorrindo e soados. Você tem aquela sensação de pertencimento ao lugar como se geral fosse da mesma família, como se todos fossem amigos a muito tempo. É nesse momento que você pensa: que saudade do Beco das Pretas! Não conhece? Bora conhecer então.

A festa Bekoo das Pretas ganhou uma websérie chamada Bekoo – Made by Queens/This is Bekoo, que retrata a trajetória do evento a partir da sua idealização, desde a primeira edição no Beco das Pulgas em 2016 no Centro de Vitória, no Espirito Santo, até o último evento na quadra da escola de samba MUG no bairro da Glória, Vila Velha. Veja abaixo o primeiro episódio.

A série retrata uma jornada dividida em sete episódios, sendo eles um por semana, até dia 8 de abril. A produção é do Instituto Das Pretas, mesma organização capixaba que faz o Encontro das Pretas, com apoio da Budweiser.

Desde 2016, a festa já levou nomes como Pathy Dejesus, Miria Alves, Drik Barbosa, Tamy Reis, KLJay, Aisha Mbikila, CIA e Budah. No ano passado, foi responsável por levar mais de 60.000 pessoas no primeiro bloco de carnaval de rua– é um gatilho atrás do outro, parceiro.

À frente do Bekoo das Pretas ao longo destes cinco anos, Priscila Gama, CEO do Instituto Das Pretas, comenta a importância do evento e deste formato de contar sua trajetória. “O Bekoo é a maior festa preta periférica protagonizada por mulheres do eixo sudeste, essa websérie abre novos caminhos”, comenta ela.

Festa Bekoo Das Pretas (Foto: Divulgação)

Cada episódio da websérie tem uma temática central e independente ao mesmo tempo, então não se preocupe em assistir sequencialmente. A proposta é trazer à tona como o impacto transformador que o protagonismo negro feminino e periférico é impulsionado à partir da criação do Bekoo das Pretas, enquanto evento e movimento.

A série ainda fala de hip hop, funk e R&B, passando pelos reggaeton e afrobeats, e relembra de sucessos da black music brasileira e internacional que foram emplacados pela festa.

Serviço

Assista a websérie Bekoo – Made by Queens/This is Bekoo pelo seu canal oficial no Youtube.