Netflix doa R$ 3 milhões para fundo de amparo aos profissionais negros do audiovisual
A população que mais morre, a que mais perde oportunidades, o povo que mais precisa, e durante a pandemia parece que o mundo invertido não tem saída.
Com esse sentimento e pensando nos últimos acontecimentos mundiais como o Black Lives Matter e a nova onda da pandemia no Brasil que a Netflix se dispôs a apoiar profissionais e organizações negros do audiovisual e incentivar a sua permanência no mercado.
A empresa doou R$3 milhões ao FAPAN (Fundo de Amparo aos Profissionais do Audiovisual Negro), verba que irá beneficiar 875 profissionais autônomos e 275 representantes legais. Para ser beneficiário desse investimento você precisará se inscrever no site da FAPAN a partir de 21 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional contra a discriminação racial. A iniciativa faz parte de um fundo de 150 milhões de dólares da empresa, que foi administrado em mais de 20 países, criado para apoiar aqueles em maior dificuldade no setor de produção audiovisual em países onde a Netflix tem uma grande base de produção.
Responder ao racismo e à injustiça com mudanças significativas também exigirá a criação de oportunidades a longo prazo. Como um primeiro passo, no ano passado, a Netflix se comprometeu a apoiar a comunidade negra– com foco na geração de oportunidades, em particular para a comunidade criativa. R$2 milhões foram destinados à APAN, Instituto Querô, Instituto Criar e Instituto Nicho 54 para programas de mentoria, treinamento e capacitação de talentos negros em todo o Brasil.
Vidas negras importam e suas histórias também. O desejo que fica é que essas iniciativas – somadas a tantas outras que ainda são necessárias– possam reduzir as desigualdades e fazer com que essas potências espalhadas pelo Brasil, se encontrem e ampliem suas vozes. Assim, mais brasileiros também poderão se ver refletidos na tela.