PerifaCon terá edição totalmente virtual e gratuita

Um “Trono de Ferro” em pleno Capão Redondo, bairro periférico de São Paulo. A espera da rainha dos dragões? Hoje não. Duas crianças pretas são os reis aqui. Capão nesse dia foi um dos sete reinos onde “Wakanda” fazia divisa no norte e o “Super Choque” era um guerreiro recorrente na aldeia. Não entendeu? Se você não estava presente na Fábrica de Cultura do Capão Redondo na primeira edição do PerifaCon, em março de 2019, fica difícil mesmo.

Gibis, animes e super-heróis sempre estiveram presentes no cotidiano do jovem da quebrada, mas a periferia nunca foi o público até que o quarteto fantástico Gabrielly Oliveira, Igor Nogueira, Luíze Tavares e Andreza Delgado e uma legião de voluntários criassem o evento mais inclusivo no universo geek de São Paulo, o PerifaCon.

Da esquerda pra direita Gabrielly Oliveira, Igor Nogueira, Luíze Tavares e Andreza Delgado (Foto: Jef Delgado/Estúdio Delara)

Este ano, com o “Brasil acima de todos” no contágio da do coronavírus, os números de mortos pela doença só aumentando e o isolamento sendo nosso único e maior superpoder no momento, o evento não será feito de forma presencial, mas como um antidoto para os males do nerd de quebrada, ele vai acontecer.

O “PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro” será inteiramente gratuito e aberto ao público via as redes sociais e o site do evento nos dias 26, 27, e 28 de março. Para participar você precisa se cadastrar no site e ficar ligado na programação. Serão vídeos gravados e lives de painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra. 

Após quase dois anos da primeira edição que levou mais de 7.000 pessoas à Fábrica de Cultura do Capão Redondo, o evento deste ano responde ao chamado do público que maratonou muitas séries e filmes, ouviu muita música, leu quadrinhos e mangás durante a pandemia que estamos e que ajudou no crescimento de artistas da quebrada. O objetivo principal é atender os interesses do nerd da quebrada e continuar enaltecendo a força da periferia no cenário geek.

Um dos pontos altos da primeira edição, o projeto “Narrativas Periféricas”, que teve a parceria com a editora especializada em quadrinho Mino, e o Beco dos Artistas, espaço expositivo de ilustradores que rolou na primeira PerifaCon de 2019, serviram de inspiração para o evento deste ano. O “Narrativas” deu o empurrão que muitos  quadrinistas periféricos precisavam para ser lançar no mercado editorial. Já o “Beco” trouxe visibilidade aos ilustradores da quebrada que logo depois fizeram trabalhos para marcas como Netflix e McDonalds. 

Para cada Miles Morales que aparece nos quadrinhos, quem não sabe ele é o jovem  “Homem-Aranha” negro, quantos Piter Parker serão protagonistas? Representatividade nunca é demais, ainda mais quando se trata da cultura que mais consumimos diariamente. Então já sabe, dia 26, sexta-feira, brota no site do PerifaCon!

Serviço
Perifacon, Brotando nas Redes: É papo de futuro 

Três dias de programação nerd geek e pop inteiramente gratuita e aberta ao público nas redes sociais, em formato ‘gravado’ e ‘live’, dividida em: painéis temáticos com convidados especiais, Ciclo Narrativas Periféricas de formação para quadrinistas e ilustradores e concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, com premiação em dinheiro para o vencedor.  

Realização: 26, 27 e 28 de março de 2021, a partir das 18h
Onde: perifacon.com.br/brotando-nas-redes/ e YouTube da PerifaCon