Com Clara Lima e MC Slim no júri, rappers disputam título nacional de batalha rimas
“A batalha de rimas foi o que me formou como rapper”, comenta a rapper Clara Lima, uma das juradas do campeonato nacional de batalhas de rima Red Bull FrancaMente. A disputa iniciou mais uma fase nesta quinta-feira (24), em seu canal da Twitch com programação online até 18 de julho.
Depois de uma extensa seletiva, 32 MCs avançaram à fase final. É o caso de quatro MC’s paulistas classificados e que agora vão disputar uma vaga na Final Nacional do torneio. Clara Lima, Max B.O. e Slim realizam a apuração dos votos ao vivo, indicando os melhores artistas que avançam à etapa final.
Entre os competidores paulistas, Luís Nascimento, vulgo Bigão, Matheus Ramos, conhecido como Motta MC, Alexandre Bane e Vinicius, o Vinny Nine, se destacaram na primeira fase da competição entre mais de 200 MCs, passando pelos critérios de Kamau, Slim e Mamuti na etapa de inscrições.
Agora, os rappers encaram uma nova seletiva ao lado de artistas do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Belém e Salvador. Apenas 15, anunciados na live, seguirão na competição. A final nacional será transmitida ao vivo para todo o Brasil no canal oficial do Red Bull FrancaMente no YouTube.
Para o rapper Max B.O., um dos jurados do evento, analisar o conjunto da obra de cada MC é o maior desafio na hora de votar em quem deve seguir na competição. “A meu ver, fatores como criatividade, inovação e sagacidade são fundamentais ao serem avaliados, já que, para mim, freestyle é um bailado, é um malabarismo silábico. Apesar de mais desafiador aos rappers, este formato online é importante para que todos se adaptem aos novos desafios em suas trajetórias, que também incluem variados formatos de duelos e eventos”, diz.
Os duelos virtuais marcam um novo período para as batalhas de rimas, que ficaram conhecidas mundialmente por reunir jovens apaixonados pelo rap. Classificados pelo improviso e criatividade, os rappers que avançaram para a próxima fase do Red Bull FrancaMente já demonstraram como é rimar pelas telas de um celular, já que todo o processo de inscrição ocorreu pela internet. O aplicativo do evento funciona também como uma rede social para conectar rappers de todo o país.