Confira o SLAM SP, etapa paulista do campeonato de poesia falada

Nesta quarta-feira, dia 15, começa  SLAM SP, campeonato paulista de poesia falada, com etapas paulistas que vão até domingo, dia 19. A competição vale vaga no SLAM BR, etapa nacional da modalidade.

Ainda por conta da covid-19, o torneio será totalmente online, porém, o mecanismo é o mesmo: os slammers defendem seus versos em etapas classificatórias e depois são julgados por pessoas escolhidas entre o público espectador.

A novidade este ano será a escolha de pessoas entre o público virtual para o juri. Cada uma delas atribui notas após cada poema. Depois que a nota mais alta e a mais baixa são retiradas, o competidor que conseguir a pontuação mais alta é o escolhido para a próxima etapa.

“Considerando as dificuldades que temos enfrentado no campo da cultura nos últimos dois anos –e a necessidade de ouvirmos as vozes de poetas incríveis que nos ajudam a organizar um pouco esse caos– estamos felizes em conseguir realizar as edições do Slam SP e Slam BR em 2021 e com uma participação expressiva das comunidades. Os campeonatos estaduais de slam acabaram se entrelaçando ao nacional, já que o formato on-line possibilita que poetas de vários países estados participem”, comenta Roberta Estrela D’alva, a responsável por trazer o slam ao Brasil.

Tanto o SLAM SP quanto o SLAM BR são apresentados pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que comemora 20 anos de criação em 2021. Formado por Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D’Alva, o coletivo pesquisa a linguagem e o diálogo entre a cultura hip-hop e o teatro épico.

“Temos, portanto, esse ano no campeonato estadual Slam SP, representantes de Minas Gerais, do Ceará, do Acre, do Rio Grande do Sul. Isso aumenta as chances de termos poetas de outros estados no Slam Br, que esse ano vale vaga para a Copa América de Slam que acontece em novembro na FLUP – Festa Literária das Periferias”, completa Roberta.

Slam SP
De 15 a 19 de setembro às 20h
Transmissão no canal do YouTube Núcleo Bartolomeu